A Secult divulgou no dia 28/04 o resultado final do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura – SIEC. Este ano, o sistema obteve um número recorde de selecionados. Ao todo, foram selecionados 353 projetos em todo o Piauí.
Em Avelino Lopes o projeto ARTES QUE ENTRELAÇAM da Casa de Cultura de Avelino Lopes, que tem a Frente do espaço Dionario Marques Nogueira, foi contemplado no Siec 2023 com o valor de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais), recursos que serão investidos no desenvolvimento das atividades no centro cultural, como as oficinas já existentes de dança, música, artes marciais e cursinhos beneficiando dezenas de pessoas do município e gerando emprego e renda para os trabalhadores do centro cultural, Dionario Marques agradeçe ao Deputado Fabio Novo pela casa de cultura de Avelino Lopes e por muito fazer pela cultura do estado.
“O Siec se tornou a grande porta de entrada para pequenos projetos, grupos, e fazedores de cultura. A cada ano temos a ampliação do número de contemplados e isso só nos orgulha. De norte a sul do Piauí temos incentivo da lei e a nossa vontade é ampliar ainda mais”, ressalta o secretário de estado da Cultura, Carlos Anchieta.
Um total de 195 projetos da Capital e 148 projetos do interior obtiveram avaliação positiva do Conselho e estão aptos a receber o incentivo financeiro de que trata a lei do Siec, na forma do certificado de captação de patrocínio junto a empresas piauienses, que se beneficiarão da renuncia fiscal de ICMS do Governo do Estado.
A avaliação técnico-cultural constitui-se na análise dos conselheiros do SIEC, no tocante a viabilidade cultural do projeto, sendo esta, matéria interna onde o avaliador, legalmente constituído, utiliza toda sua carga cultural para fazer a seleção.